Quer saber mais sobre Geografia?
Aqui um glossário para as turmas, são palavras utilizadas nas aulas e nos livros didáticos que muitas vezes não sabemos o significado, Descubra o significado junto conosco daquelas palavras esquisitas!
Glossário As palavras estão em ordem alfabética.
Altitude: É a altura, na vertical, de um local acima do nível do mar.Arroio. Pequena corrente de água não permanente (ou seja, que em alguns períodos do ano está seca).
Censo Demográfico: É uma pesquisa feita com o objetivo de se fazer um estudo estatístico e a contagem geral de uma determinada população.
Ciclos Climáticos: São características do clima em um determinado período, que se repetem ao longo dos anos em vários ciclos. O fenômeno "El Niño", por exemplo, é um ciclo climático que acontece a cada dois ou sete anos e dura entre 12 e 18 meses. O El Niño inclui alterações no Oceano Pacífico, o que se reflete em correntes especialmente quentes na costa ocidental da América do Sul.
Costões Rochosos: Um dos ambientes marinhos mais importantes. É constituído por inúmeras espécies animais e vegetais, tendo uma grande variedade de organismos chamada de fital. O fital é um habitat único, onde ocorrem inter-relações entre populações animais e macrófitas (algas ou gramíneas marinhas).
Diversidade Biológica: O mesmo que biodiversidade. Uma área rica em biodiversidade é aquela onde existe uma grande variedade de espécies de animais e vegetais. A Mata Atlântica e a Floresta Amazônica são dois exemplos de ecossistemas ricos em biodiversidade.
Ecossistema: Conjunto de relacionamentos mútuos e de dependência em um determinado meio ambiente entre a flora, a fauna e os microrganismos que nele habitam. Também fazem parte de um ecossistema os fatores relativos ao clima, à hidrografia, ao relevo, entre outros. Por exemplo: a Floresta Amazônica é um ecossistema.
Erosão: Desgaste e/ou corrosão progressiva e lenta das camadas da Terra, causado por agentes externos (como águas correntes, ventos, mares, geleiras etc). Por exemplo, a ação da água da chuva e do vento, no decorrer de vários anos, vai mudando o formato de uma rocha.
Estuário: É um braço de mar formado pela desembocadura de um rio.
Exploração econômica predatória de atividades agrícolas e madeireiras: A agricultura e o corte de árvores para se conseguir madeira são atividades que devem obedecer a várias regras para não causar danos ao meio ambiente. Quando essas regras não são seguidas por causa de interesse econômico - ou seja, para se ganhar mais dinheiro - estas atividades podem se tornar extremamente predatórias, gerando graves problemas - degradação, desmatamento etc - aos ecossistemas onde estão sendo desenvolvidas.
Falésias: Terras ou rochas altas e íngremes à beira-mar, resultado da erosão marinha.
Gramíneas: Família de plantas monocotiledôneas (só tem um cotilédone, que é a parte da semente que rodeia o embrião de um vegetal). Essa é a família dos vegetais vulgarmente conhecidos como capins e bambus.
Igapó: Trechos de florestas com águas estagnadas, sendo resultado da invasão por uma enchente. É muito comum na Amazônia.
Linha do Equador: É uma linha imaginária (ou seja, foi inventada pelos homens) traçada no meio do planeta Terra para dividi-lo em hemisfério Norte e hemisfério Sul.
Mata de terra firme: Área da floresta amazônica que não tem base alagadiça.
Matas de cocais: Vegetação típica da faixa de transição entre o sertão semi-árido do Nordeste e a região Amazônica. Nesta mata se encontra a palmeira babaçu, da qual é extraído o óleo utilizado na fabricação de cosméticos, margarinas, sabões e lubrificantes.
Metrópole: Uma grande cidade, geralmente a principal de um estado. São Paulo e Rio de Janeiro são exemplos de metrópoles.
países sul-americanos (quais são eles): São os países localizados na América do Sul (Brasil, Uruguai, Argentina, Chile, Paraguai, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa).
Pluviosidade: É a quantidade de chuva caída em um determinado período.
Polígono das secas: Compreende uma grande área da região Nordeste onde predomina o ecossistema Caatinga e o clima semi-árido (secas periódicas, vegetações sem folha e curto período de chuvas). Cerca de 27 milhões de brasileiros vivem no polígono das secas.
Subcontinente: É o resultado da divisão de um continente. Por exemplo: a América do Sul é um sub-continente do continente Americano.
Topografia: É a descrição do relevo de uma determinada área.
Unidade morfológica: Área que tem características naturais - relevo, solo, flora etc - individualizadas. Por exemplo: o Planalto Central é uma unidade morfológica, porque toda a sua área tem características bem típicas, formando uma unidade.
Várzea: Areas baixas e planas que ficam às margens de rios e ribeirões.
Zona de sedimentação: Em geografia, quer dizer uma área que foi formada, ao longo dos anos, pelo acúmulo de sedimentos (camada que as águas, ao se retirarem, deixam depositada no solo).
quinta-feira, 25 de março de 2010
quarta-feira, 24 de março de 2010
Gincana Literária - 8º e 9º
INSTRUÇÕES PARA OS PARTICIPANTES DA GINCANA LITERÁRIA
Nome:__________________________ (8º ano) ou (9º ano) – Prof. Patrícia.
Elaborar questões dos livros que compõem a gincana literária, perguntas e respostas com suas devidas páginas, digitadas ou enviadas no e-mail patriciafaverodossantos@yahoo.com.br, questões estas que devem ser formuladas capítulo por capítulo e entregues nas seguintes datas:
31/03/10 - Tudo ao Mesmo Tempo Agora.
30/04/10 – Correndo Contra o Destino.
31/05/10 – O Guarani.
30/06/10 – A Chave do Corsário.
Após a entrega das questões serão realizadas apresentações e discussões sobre os livros, no período vespertino (pedir a autorização dos pais e a disponibilidade de cada aluno para a participação dessas atividades).
Colaborou, professora Patrícia, professora do ensino fundamental.
INSTRUÇÕES PARA OS PARTICIPANTES DA GINCANA LITERÁRIA
Nome:__________________________ (8º ano) ou (9º ano) – Prof. Patrícia.
Elaborar questões dos livros que compõem a gincana literária, perguntas e respostas com suas devidas páginas, digitadas ou enviadas no e-mail patriciafaverodossantos@yahoo.com.br, questões estas que devem ser formuladas capítulo por capítulo e entregues nas seguintes datas:
31/03/10 - Tudo ao Mesmo Tempo Agora.
30/04/10 – Correndo Contra o Destino.
31/05/10 – O Guarani.
30/06/10 – A Chave do Corsário.
Após a entrega das questões serão realizadas apresentações e discussões sobre os livros, no período vespertino (pedir a autorização dos pais e a disponibilidade de cada aluno para a participação dessas atividades).
Colaborou, professora Patrícia, professora do ensino fundamental.
Há filosofia no BBB? O BBB e a filosofia.
Paulo Ghiraldelli
Por que o BBB tem espantosa audiência? Se os que estão na Casa são interessantes e bonitos e, além disso, criam um tipo de novelinha por “flashes”, por que não ver? Além disso, após um dia estafante, quem resiste a uma poltrona acompanhada de um convite para esvaziar a cabeça diante da impecável imagem da Rede Globo?
Mas os grupos ditos mais politizados da sociedade não gostam de explicações desse tipo, em que não se possa culpar alguém. A esquerda e a direita têm suas teorias.
A esquerda adora a palavra “alienação”. O sociólogo que leu algum manual marxista vocifera: “o público é vítima da manipulação da Rede Globo”. A direita tenta posar de culta: “ah, se nosso povo fosse educado, esses programas imorais não teriam vez”. Por sua vez, sempre atenta ao que imagina como sendo os “formadores de opinião”, a Globo busca anular esses pequenos grupos opositores com a fala de Bial, que é o “intelectual” da emissora. No BBB-10 (o atual), ele brindou os telespectadores com a frase “BBB também é filosofia”. Sei lá qual a razão dele ter falado isso, não pude acompanhar o resto. Ora, o BBB é filosofia? É claro que não no sentido dito pelo Pedro Bial, seja lá qual tenha sido, mas que o programa tem uma audiência explicável pela filosofia, isso é verdade.
O que é necessário notar, no caso, é como que o desdobramento da cultura, em especial a cultura moderna, chegou ao que chegou nos fazendo abraçar a TV na época do “Big Brother Brasil”.
No fundo da alma do homem moderno repousa um longo tapete, tecido por séculos e séculos. Esse tapete ganhou camadas e mais camadas, forrando a subjetividade e ao mesmo tempo forçando as paredes do espírito. Hegel e Nietzsche foram os filósofos que procuraram descrever esse processo apontando para o cristianismo, uma religião tipicamente subjetiva e, assim, bem diferente do paganismo, como um elemento de abaulamento da alma, algo que se tornou fundamental na modernidade. Heidegger, no século XX, fez mais: mostrou a modernidade como uma época em que a narrativa das ciências impera no mundo e, com ela, a idéia de que tudo pode ser dito a partir da relação sujeito-objeto. O sujeito é o que conhece e o que julga, o objeto é o conhecido e o avaliado. Não há estudante na universidade atual que, ao fazer metodologia científica, não seja posto diante dessa regra: o sujeito epistemológico e o objeto da ciência em questão – eis aí o que se tem de entender.
Nesse sentido, o BBB realmente tem filosofia. Ficamos presos ao BBB por vários motivos, mas filosoficamente ele nos ganha porque acreditamos – uns de maneira clara para si mesmos e outros apenas por impulsos formados por séculos do desenvolvimento cultural – que vamos dar de cara com a verdade dos que estão na Casa e, então, descobrir a verdade sobre nós mesmos, sobre o Homem, sobre tudo que somos na Terra. O BBB é como que um trabalho de metafísica para os que nunca se imaginaram com alguma necessidade metafísica. Não é religião, é filosofia. Não se trata de encontrar Deus. Mas se trata de encontrar um parente próximo dele, a Verdade.
Quem somos nós, afinal? Eis aí a pergunta que está lá nas entranhas das sinapses de cada telespectador que, como o Homer Simpson, segura a cerveja na mão e espera se haverá um não uma “enrabada” no BBB. Esse sentimento chulo, esse gosto pela fofoca, nada é senão uma forma que só se faz presente porque estamos envolvidos até o último fio de cabelo com a idéia de que vamos captar ali, principalmente no sexo, que é o núcleo da intimidade, o modo de seguir do dístico do Templo de Apolo, o “conhece-te a ti mesmo”.
Foucault não só ensinou isso, ou seja, como entender o BBB, mas ele também quis mostrar que essa esperança era vã. Não há nada de mais verdadeiro no “lado interno” em detrimento do “lado externo”. Somos múltiplos, e nossa cara pública e nossa cara particular e íntima não são o verdadeiro e o falso, e sim apenas lados de uma mesma moeda. Lados de uma moeda são ou ambos verdadeiros ou ambos falsos. Aliás, não somos moedas, pois não temos só duas caras – temos muitas.
Não vamos satisfazer nossa necessidade metafísica pelo BBB. Mas acreditamos tanto nisso, que assistiremos o próximo, para a felicidade do Boninho e para o regozijo de um Bial que está cada vez mais chato.
Colaborou com o texto o professor Carlos Magno, professor de historia do ensino funadamental.
quinta-feira, 18 de março de 2010
DIA DA FRUTA
Foi realizado nessa quinta, 18 de março na escola Visconde de Cairu, o primeiro dia da Fruta, que contou com o apoio da Diretora Joelma Maria. As professoras Priscilla (4º ano matutino e vespertino), Vera Lúcia (Jardim I) e Virgínia (Jardim II e III), realizaram com sucesso o dia da Fruta. O objetivo é incentivar os alunos tornem um habito, consumirem mais frutas em sua dieta, substituindo doces por frutas que são sem duvidas, mais saudáveis e nutritivos. Faca sua parte também e contribua com sua saúde.
Foi realizado nessa quinta, 18 de março na escola Visconde de Cairu, o primeiro dia da Fruta, que contou com o apoio da Diretora Joelma Maria. As professoras Priscilla (4º ano matutino e vespertino), Vera Lúcia (Jardim I) e Virgínia (Jardim II e III), realizaram com sucesso o dia da Fruta. O objetivo é incentivar os alunos tornem um habito, consumirem mais frutas em sua dieta, substituindo doces por frutas que são sem duvidas, mais saudáveis e nutritivos. Faca sua parte também e contribua com sua saúde.
O Professor Está Sempre Errado
( Jô Soares )
O material escolar mais barato que existe na praça é o professor!
É jovem, não tem experiência.
É velho, está superado.
Não tem automóvel, é um pobre coitado.
Tem automóvel, chora de "barriga cheia'.
Fala em voz alta, vive gritando.
Fala em tom normal, ninguém escuta.
Não falta ao colégio, é um 'caxias'.
Precisa faltar, é um 'turista'.
Conversa com os outros professores, está 'malhando' os alunos.
Não conversa, é um desligado.
Dá muita matéria, não tem dó do aluno.
Dá pouca matéria, não prepara os alunos.
Brinca com a turma, é metido a engraçado.
Não brinca com a turma, é um chato.
Chama a atenção, é um grosso.
Não chama a atenção, não sabe se impor.
A prova é longa, não dá tempo.
A prova é curta, tira as chances do aluno.
Escreve muito, não explica.
Explica muito, o caderno não tem nada.
Fala corretamente, ninguém entende.
Fala a 'língua' do aluno, não tem vocabulário.
Exige, é rude.
Elogia, é debochado.
O aluno é reprovado, é perseguição.
O aluno é aprovado, deu 'mole'.
É... o professor está sempre errado mas, se conseguiu ler até aqui, agradeça a ele!
"Sejamos como o sol que não visa nenhuma recompensa, nenhum elogio, não espera lucros nem fama, simplesmente brilha!"
Colaborou com o texto, Professora Patrícia, Professora de Português, Escola Visconde de Cairu.
( Jô Soares )
O material escolar mais barato que existe na praça é o professor!
É jovem, não tem experiência.
É velho, está superado.
Não tem automóvel, é um pobre coitado.
Tem automóvel, chora de "barriga cheia'.
Fala em voz alta, vive gritando.
Fala em tom normal, ninguém escuta.
Não falta ao colégio, é um 'caxias'.
Precisa faltar, é um 'turista'.
Conversa com os outros professores, está 'malhando' os alunos.
Não conversa, é um desligado.
Dá muita matéria, não tem dó do aluno.
Dá pouca matéria, não prepara os alunos.
Brinca com a turma, é metido a engraçado.
Não brinca com a turma, é um chato.
Chama a atenção, é um grosso.
Não chama a atenção, não sabe se impor.
A prova é longa, não dá tempo.
A prova é curta, tira as chances do aluno.
Escreve muito, não explica.
Explica muito, o caderno não tem nada.
Fala corretamente, ninguém entende.
Fala a 'língua' do aluno, não tem vocabulário.
Exige, é rude.
Elogia, é debochado.
O aluno é reprovado, é perseguição.
O aluno é aprovado, deu 'mole'.
É... o professor está sempre errado mas, se conseguiu ler até aqui, agradeça a ele!
"Sejamos como o sol que não visa nenhuma recompensa, nenhum elogio, não espera lucros nem fama, simplesmente brilha!"
Colaborou com o texto, Professora Patrícia, Professora de Português, Escola Visconde de Cairu.
Segue abaixo a programação da disciplina de Produção de Texto da Professora Edirce, com sugestões e dicas de sites para cada sala do ensino fundamental:
6ºano
A carta pessoal, cartão postal, o e-mail, o livro paradidático “O Fantasma do Espelho”, outro de sua escolha e noticias atuais.
Sugestão de site: www.correios/gov.br
7ºano
A notícia, a entrevista, legendas, títulos, o livro paradidático “O menino de asas” e outro livro de sua escolha, resenhas, produções de textos.
Sugestões de site: www.uol.com.br/fsp
8ºano
A receita, o texto regras de jogos, o texto da campanha comunitária. Projeto culinária.
sugestão de site:www.claudiacozinha.com.br
www.tudogostoso.uol.com.br
9ºano
Os contos I e II, o conto fantástico, projetos de conto em conto, ampliando o vocabulário o tempo e o espaço, propostas de produção, discurso citado, gênero narrativo ficcionais, discurso direto e indireto e indireto livre.
Sugestões de site: www.usinadeletras.com.br
Gratos a todos e bons estudo. Professora Edirce.
6ºano
A carta pessoal, cartão postal, o e-mail, o livro paradidático “O Fantasma do Espelho”, outro de sua escolha e noticias atuais.
Sugestão de site: www.correios/gov.br
7ºano
A notícia, a entrevista, legendas, títulos, o livro paradidático “O menino de asas” e outro livro de sua escolha, resenhas, produções de textos.
Sugestões de site: www.uol.com.br/fsp
8ºano
A receita, o texto regras de jogos, o texto da campanha comunitária. Projeto culinária.
sugestão de site:www.claudiacozinha.com.br
www.tudogostoso.uol.com.br
9ºano
Os contos I e II, o conto fantástico, projetos de conto em conto, ampliando o vocabulário o tempo e o espaço, propostas de produção, discurso citado, gênero narrativo ficcionais, discurso direto e indireto e indireto livre.
Sugestões de site: www.usinadeletras.com.br
Gratos a todos e bons estudo. Professora Edirce.
quinta-feira, 11 de março de 2010
ATENÇÃO AOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, SEGUE OS TOPICOS DAS MATERIAS JÁ ESTUDADAS NA MATERIA DE HISTORIA E FILOSOFIA.
HISTORIA -- 6º ANO
-->Introdução ao estudo da Historia:
- Calculo de século;
- Linha do tempo;
- Tempo e Historia;
- Memória; e
- Períodos da Historia.
--->Pré-história:
- Paleolítico;
- Neolítico; e
- Idade dos Metais.
7º ANO
--> Crise do Império Romano;
--> Invasão Bárbara;
--> Império Franco; e
--> Feudalismo.
8º ANO
--> Crise entre Colônia e Metrópole;
--> Bandeirantes;
--> Missões Religiosas; e
--> Revoltas Nativista.
9º ANO
--> Grandes Navegações;
--> Escola de Sagres;
--> Renascimento; e
--> Principais Artistas Renascentista.
FILOSOFIA -- 6º ANO
--> Eu e o outro;
--> Regras de convivência.
7º ANO
--> Somos gente;
--> Ações humanas.
8º ANO
--> Conceitos de Filosofia;
--> Conhecendo a ti mesmo.
9º ANO
--> Introdução ao estudo filosófico;
--> Problemas sociais brasileiros.
HISTORIA -- 6º ANO
-->Introdução ao estudo da Historia:
- Calculo de século;
- Linha do tempo;
- Tempo e Historia;
- Memória; e
- Períodos da Historia.
--->Pré-história:
- Paleolítico;
- Neolítico; e
- Idade dos Metais.
7º ANO
--> Crise do Império Romano;
--> Invasão Bárbara;
--> Império Franco; e
--> Feudalismo.
8º ANO
--> Crise entre Colônia e Metrópole;
--> Bandeirantes;
--> Missões Religiosas; e
--> Revoltas Nativista.
9º ANO
--> Grandes Navegações;
--> Escola de Sagres;
--> Renascimento; e
--> Principais Artistas Renascentista.
FILOSOFIA -- 6º ANO
--> Eu e o outro;
--> Regras de convivência.
7º ANO
--> Somos gente;
--> Ações humanas.
8º ANO
--> Conceitos de Filosofia;
--> Conhecendo a ti mesmo.
9º ANO
--> Introdução ao estudo filosófico;
--> Problemas sociais brasileiros.
O TEATRO DA JUVENTUDE DO RIO DE JANEIRO esteve na Escola Visconde de Cairu nessa quinta, 11 de março, para a divulgar a peça MARCELO DUSI EM “OS TRÊS PORQUINHOS OU CONFISSÕES DE UM MENINO LEVADO”. Comédia Infantil de Luiz Arthur. Teatro Aracy Balabanian. SÁBADO - DIA 11 de março as 16h. DOMINGO - 14 de março as 10h 30 Min e 16h. Acesse: www.teatrodajuventuderj.blogger.com.br Prestigiem e compareçam
quarta-feira, 10 de março de 2010
Compre, participe e concorra a duas cestas de Pascoa. A rifa pode ser adquirida com os alunos do 9º ano. O sorteio será realizado no dia 31 de março, na sexta cultural da escola Visconde de Cairu. A rifa tem o valor de R$ 2 Reais e cada cartão concorre no sorteio das duas cestas, ou seja, você tem duas oportunidades de ganhar. Participem.
segunda-feira, 8 de março de 2010
Foi realizada nessa segunda, 8 de março, um aulao para os alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, no salão da Associação Nipo brasileira. O aulao foi ministrado pelo professor Carlos Magno de Historia, com objetivo de esclarecer para os alunos sobre as normas de trabalhos científicos, seguindo as normas da ABNT (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS).
domingo, 7 de março de 2010
sábado, 6 de março de 2010
Foi realizada nesse sábado, 7 de Março, a primeira reunião da comissão de formatura e pais para a organização da formatura da 4ª turma do 9º ano do Ensino Fundamental, da Escola Visconde de Cairu. Foram decididas estratégias para arrecadação de dinheiro para a contratação de buffet, Dj e outros. A comissão formada consiste em: Presidente de Comissão, aluna Amanda Sanches; Tesoureira, aluna Bruna Leal; Nome de Turma, Professor Mestre Carlos Magno; Padrinho de Turma, Professor Arildo Pinho e Amiga da Turma, Diretora Joelma Maria. A próxima reunião ficou marcada para o dia 27 de Março as 9 da manha. Foi realizada também nesse sábado, a primeira reunião de professores e pais, para um bate-papo formal entre professores e pais sobre o primeiro mês de aulas na Escola Visconde de Cairu.
quinta-feira, 4 de março de 2010
quarta-feira, 3 de março de 2010
CLIQUE NO MAPA
1º FESTIVAL DE MACARRONADA AECNB EM BENEFÍCIO DA ESCOLA VISCONDE DE CAIRU.
DIA: 07/03/2010 (domingo) HORÁRIO: 11:30 às 14:30 LOCAL: CLUBE DE CAMPO DA AECNB
VALOR: R$ 15,00 LEVAR PRATOS E TALHERES. NÃO SERVIREMOS MARMITAS E MARMITEX.AQUISIÇÃO DOS CONVITES NA SECRETARIA DA ESCOLA VISCONDE DE CAIRU. ESPERAMOS CONTAR COM SUA PARTICIPAÇÃO. PRESTIGIEM.
Telefone: 33243627 - 96198618
1º FESTIVAL DE MACARRONADA AECNB EM BENEFÍCIO DA ESCOLA VISCONDE DE CAIRU.
DIA: 07/03/2010 (domingo) HORÁRIO: 11:30 às 14:30 LOCAL: CLUBE DE CAMPO DA AECNB
VALOR: R$ 15,00 LEVAR PRATOS E TALHERES. NÃO SERVIREMOS MARMITAS E MARMITEX.AQUISIÇÃO DOS CONVITES NA SECRETARIA DA ESCOLA VISCONDE DE CAIRU. ESPERAMOS CONTAR COM SUA PARTICIPAÇÃO. PRESTIGIEM.
Telefone: 33243627 - 96198618
terça-feira, 2 de março de 2010
O presidente da A.E.C.N.B (Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira de Campo Grande), Sr. Bernardo Tibana, junto da Diretora da Escola Visconde de Cairu, professora Joelma Duarte, participaram no ultimo dia 25 de Fevereiro na cidade de São Paulo, do encontro promovido pela JICA(Japan International Cooperation Agency). A JICA ou Agência de Cooperação Internacional do Japão, tem como missão, atuar como uma ponte entre os povos do Japao e dos paises em desenvolvimento, compartilhando técnicas, conhecimentos e experiências, promovendo cooperação internacional em prol da paz e de um mundo prospero. O objetivo principal foi acertar os detalhes da vinda de um professor para um intercâmbio na escola Visconde de Cairu, a partir de Julho desse ano.
Assinar:
Postagens (Atom)