Quer saber mais sobre Geografia?
Aqui um glossário para as turmas, são palavras utilizadas nas aulas e nos livros didáticos que muitas vezes não sabemos o significado, Descubra o significado junto conosco daquelas palavras esquisitas!
Glossário As palavras estão em ordem alfabética.
Altitude: É a altura, na vertical, de um local acima do nível do mar.Arroio. Pequena corrente de água não permanente (ou seja, que em alguns períodos do ano está seca).
Censo Demográfico: É uma pesquisa feita com o objetivo de se fazer um estudo estatístico e a contagem geral de uma determinada população.
Ciclos Climáticos: São características do clima em um determinado período, que se repetem ao longo dos anos em vários ciclos. O fenômeno "El Niño", por exemplo, é um ciclo climático que acontece a cada dois ou sete anos e dura entre 12 e 18 meses. O El Niño inclui alterações no Oceano Pacífico, o que se reflete em correntes especialmente quentes na costa ocidental da América do Sul.
Costões Rochosos: Um dos ambientes marinhos mais importantes. É constituído por inúmeras espécies animais e vegetais, tendo uma grande variedade de organismos chamada de fital. O fital é um habitat único, onde ocorrem inter-relações entre populações animais e macrófitas (algas ou gramíneas marinhas).
Diversidade Biológica: O mesmo que biodiversidade. Uma área rica em biodiversidade é aquela onde existe uma grande variedade de espécies de animais e vegetais. A Mata Atlântica e a Floresta Amazônica são dois exemplos de ecossistemas ricos em biodiversidade.
Ecossistema: Conjunto de relacionamentos mútuos e de dependência em um determinado meio ambiente entre a flora, a fauna e os microrganismos que nele habitam. Também fazem parte de um ecossistema os fatores relativos ao clima, à hidrografia, ao relevo, entre outros. Por exemplo: a Floresta Amazônica é um ecossistema.
Erosão: Desgaste e/ou corrosão progressiva e lenta das camadas da Terra, causado por agentes externos (como águas correntes, ventos, mares, geleiras etc). Por exemplo, a ação da água da chuva e do vento, no decorrer de vários anos, vai mudando o formato de uma rocha.
Estuário: É um braço de mar formado pela desembocadura de um rio.
Exploração econômica predatória de atividades agrícolas e madeireiras: A agricultura e o corte de árvores para se conseguir madeira são atividades que devem obedecer a várias regras para não causar danos ao meio ambiente. Quando essas regras não são seguidas por causa de interesse econômico - ou seja, para se ganhar mais dinheiro - estas atividades podem se tornar extremamente predatórias, gerando graves problemas - degradação, desmatamento etc - aos ecossistemas onde estão sendo desenvolvidas.
Falésias: Terras ou rochas altas e íngremes à beira-mar, resultado da erosão marinha.
Gramíneas: Família de plantas monocotiledôneas (só tem um cotilédone, que é a parte da semente que rodeia o embrião de um vegetal). Essa é a família dos vegetais vulgarmente conhecidos como capins e bambus.
Igapó: Trechos de florestas com águas estagnadas, sendo resultado da invasão por uma enchente. É muito comum na Amazônia.
Linha do Equador: É uma linha imaginária (ou seja, foi inventada pelos homens) traçada no meio do planeta Terra para dividi-lo em hemisfério Norte e hemisfério Sul.
Mata de terra firme: Área da floresta amazônica que não tem base alagadiça.
Matas de cocais: Vegetação típica da faixa de transição entre o sertão semi-árido do Nordeste e a região Amazônica. Nesta mata se encontra a palmeira babaçu, da qual é extraído o óleo utilizado na fabricação de cosméticos, margarinas, sabões e lubrificantes.
Metrópole: Uma grande cidade, geralmente a principal de um estado. São Paulo e Rio de Janeiro são exemplos de metrópoles.
países sul-americanos (quais são eles): São os países localizados na América do Sul (Brasil, Uruguai, Argentina, Chile, Paraguai, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa).
Pluviosidade: É a quantidade de chuva caída em um determinado período.
Polígono das secas: Compreende uma grande área da região Nordeste onde predomina o ecossistema Caatinga e o clima semi-árido (secas periódicas, vegetações sem folha e curto período de chuvas). Cerca de 27 milhões de brasileiros vivem no polígono das secas.
Subcontinente: É o resultado da divisão de um continente. Por exemplo: a América do Sul é um sub-continente do continente Americano.
Topografia: É a descrição do relevo de uma determinada área.
Unidade morfológica: Área que tem características naturais - relevo, solo, flora etc - individualizadas. Por exemplo: o Planalto Central é uma unidade morfológica, porque toda a sua área tem características bem típicas, formando uma unidade.
Várzea: Areas baixas e planas que ficam às margens de rios e ribeirões.
Zona de sedimentação: Em geografia, quer dizer uma área que foi formada, ao longo dos anos, pelo acúmulo de sedimentos (camada que as águas, ao se retirarem, deixam depositada no solo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário