terça-feira, 19 de maio de 2015

Aula Prática de Ciências 6º A (Profº Junior)

Os alunos do 6°A desenvolveram, na aula de Ciências com o Professor Júnior, uma prática em utilização de materiais recicláveis. 
Os alunos construíram as "mosquitéricas", armadilha comprovadamente eficaz no combate à dengue, utilizando apenas garrafas pet, microtule (véu de noiva) e ração para gato.
Assim, desenvolve-se nas crianças a consciência da prevenção e do combate à um mosquito perigoso e transmissor de três importantes doenças atuais: Dengue, Chikungunya e a Zica.



Par visualizar maais fotos, clique aqui.

Maio Amarelo

Maio Amarelo

Realizamos no dia 15/05, a abertura da campanha MAIO AMARELO - ATENÇÃO PELA VIDA, com envolvimento dos alunos do Jardim I ao 9º Ano. Foram propostas atividades pedagógicas, visando mobilizar a sociedade e conscientizar o público para tornar o trânsito mais seguro e diminuir os acidentes.







Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - OBA

Realizamos no dia 15/05, a prova da 18º Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica com os alunos do 2º ao 9º Ano, os quais demonstraram interesse e dedicação na realização das mesmas.












Dias das Mães





quinta-feira, 7 de maio de 2015

Aula prática de Geografia

Alunos do 6º Ano A e B tiveram uma aula prática de localização utilizando o instrumento da bússola, na oportunidade aprenderam os códigos universais e o manuseio da bússola.
É importante salientar que atualmente com tanta tecnologia disponível, a bússola analógica apresenta-se como um instrumento bastante preciso para localização.

Experiências nas aulas de ciências do 6º Ano B

Experiência 1- cultivando nossas bactérias
Objetivo
Observar a importância e os malefícios das bactérias que estão a nossa volta.
Verificar as bactérias presentes em nosso corpo.
Materiais utilizados
Gelatina sem sabor
Caldo de carne recipientes com tampa
Procedimento

- inicialmente preparou-se a gelatina com o caldo de carne. Após a gelatina endurecer os alunos foram instruídos a passar cotonetes nos seguintes lugares: boca, entre os dedos, por exemplo. Depois de interagido os cotonetes nos referidos lugares esfregaram-no delicadamente sobre a gelatina e fecharam-nas colocando etiquetas com seus respectivos nomes, bem como identificaram os locais que haviam passado o cotonete. Após alguns dias perceberam o crescimento de colônias de bactérias presentes em nossos corpos. 




Experiência 2- crescimento das leveduras
Objetivo
Observar em tempo real a ação dos microrganismos presentes nos alimentos.
Conhecer alimentos ricos em microrganismos que auxiliam a vida dos seres vivos.
Materiais utilizados
Garrafinhas de 600 ml
Bexigas
Óleo
Açúcar
Água morna
Fermento biológico
Procedimento
Cada aluno recebeu 2 garrafinhas. Na 1° garrafa foi colocado água morna, óleo e o fermento biológico para em seguida fechar as respectivas garrafas com bexigas.
Já a 2° garrafa recebeu a mesma quantidade de água e fermento, mas a quantidade de óleo foi diferente do procedimento anterior, bem como nesta fase a garrafa recebeu açúcar. Estas garrafas também foram vedadas com bexigas.
Passados alguns minutos os microrganismos presentes nas garrafas começaram a sua ação.
Os alunos compararam a ação dos microrganismos nas duas garrafas. Pode-se dizer resumidamente que devido a alteração de ingredientes, consequentemente os resultados foram distintos.

Escritora Sandra Andrade

Na quinta-feira (30/05/2015), concretizamos mais uma ação do Projeto de Leitura permanente na escola com a presença da escritora Sandra Andrade que contou estórias e interagiu com os nossos alunos.

Visita ao Detranzinho/MS

Concretizamos com nossos alunos do 1º ao 5º ano, mais uma ação do Projeto Educação no Trânsito: Lição de Todo dia, com uma visita ao Detranzinho.
Durante a visita, os alunos aprenderam regras simples que nos ajudam a respeitar o próximo e os próprios sinais de trânsito. Finalizamos o trajeto com jogos lúdicos que auxiliam o aluno a fixar tudo o que visualizaram e aprenderam anteriormente. 
Portanto, é possível perceber que o objetivo deste projeto é que o aluno entenda que a educação no trânsito deve ser uma lição durante o nosso dia a dia e que ele seja disseminador de tal objetivo a outras pessoas.