Diretora Joelma Maria do Nascimento
O
mundo em que vivemos está em constante transformação, devido ao avanço
tecnológico que se faz presente no cotidiano das pessoas. Acompanhando estas
mudanças, procuramos introduzir propostas inovadoras em sala de aula. É uma
forma de se apoderar deste recurso em prol da interatividade tanto do corpo
docente quanto dele com o discente. Nessa concepção é possível perceber como o uso da
tecnologia aliada ao trabalho em equipe, realizando atividades como debates em
sala de aula, pesquisas em internet, jornais, livros e revistas, palestras,
produções textuais de autoria e coletivas, uso da data show, máquina
fotográfica e outras, tem desenvolvido em nossos alunos o lado investigativo, a
autonomia, senso crítico, respeito e criatividade. Mostra
também como as atividades já citadas contribuem para os nossos educandos
construírem seu conhecimento, levando em conta uma aprendizagem colaborativa, cooperativa
e principalmente, significativa.
Enfatiza a importância do papel do professor como mediador e facilitador do
saber, oferecendo meios para que o aluno busque respostas para seus
questionamentos e vá além do que é transmitido a ele. A realização deste
trabalho nos permite observar que a utilização de estratégias diferenciadas na
prática pedagógica propicia uma mudança no comportamento dos alunos e
professor. Cria nos alunos espírito investigador e autônomo e no educador um
fazer pedagógico pautado em metodologia inovadora, possibilitando aulas mais
agradáveis e prazerosas com atividades de interesse dos alunos, estimulando-os através das
trocas e interações em sala de aula.
Tal
trabalho, aliado à DETERMINAÇÃO, PERSEVERANÇA e principalmente DISCIPLINA tem contribuído
para o sucesso dos alunos da Escola “Visconde de Cairu”
Depoimentos de alguns professores:
A geometria faz parte do nosso dia a dia. Ela nos ajuda a responder questões como: "De que forma é? ", "Com o que se parece? ". Nessa aula os alunos não só observaram, mas também montaram os sólidos geométricos, demonstrando e praticando habilidades motoras e cognitivas.” Prof.ª Priscilla Reiko - 4º Ano
“Os alunos dos 8º A e B ampliaram na prática seus conhecimentos, realizando trabalhos em grupos sobre a imigração japonesa, alemã, italiana e portuguesa, abordando suas culturas, bem como contribuições para o desenvolvimento do Brasil.” Profº Henrique Mamede – 7º ao 9º Ano – Disciplina: Geografia
Os trabalhos desenvolvidos em grupo e a inovação nas aulas, mesmo estando em uma escola tradicional, mostra como é possível criar conhecimento!
ResponderExcluir