quarta-feira, 26 de junho de 2013

Atividades diferenciadas em sala de aula


                                                              Diretora Joelma Maria do Nascimento 

O mundo em que vivemos está em constante transformação, devido ao avanço tecnológico que se faz presente no cotidiano das pessoas. Acompanhando estas mudanças, procuramos introduzir propostas inovadoras em sala de aula. É uma forma de se apoderar deste recurso em prol da interatividade tanto do corpo docente quanto dele com o discente. Nessa concepção é possível perceber como o uso da tecnologia aliada ao trabalho em equipe, realizando atividades como debates em sala de aula, pesquisas em internet, jornais, livros e revistas, palestras, produções textuais de autoria e coletivas, uso da data show, máquina fotográfica e outras, tem desenvolvido em nossos alunos o lado investigativo, a autonomia, senso crítico, respeito e criatividade. Mostra também como as atividades já citadas contribuem para os nossos educandos construírem seu conhecimento, levando em conta uma aprendizagem colaborativa, cooperativa e principalmente, significativa. Enfatiza a importância do papel do professor como mediador e facilitador do saber, oferecendo meios para que o aluno busque respostas para seus questionamentos e vá além do que é transmitido a ele. A realização deste trabalho nos permite observar que a utilização de estratégias diferenciadas na prática pedagógica propicia uma mudança no comportamento dos alunos e professor. Cria nos alunos espírito investigador e autônomo e no educador um fazer pedagógico pautado em metodologia inovadora, possibilitando aulas mais agradáveis e prazerosas com atividades de interesse dos alunos, estimulando-os através das trocas e interações em sala de aula.

Tal trabalho, aliado à DETERMINAÇÃO, PERSEVERANÇA e principalmente DISCIPLINA tem contribuído para o sucesso dos alunos da Escola “Visconde de Cairu”

 
 Depoimentos de alguns professores:

A geometria faz parte do nosso dia a dia. Ela nos ajuda a responder questões como: "De que forma é? ", "Com o que se parece? ". Nessa aula os alunos não só observaram, mas também montaram os sólidos geométricos, demonstrando e praticando habilidades motoras e cognitivas.” Prof.ª Priscilla Reiko - 4º Ano



 

“Os alunos dos 8º A e B ampliaram na prática seus conhecimentos, realizando trabalhos em grupos sobre a imigração japonesa, alemã, italiana e portuguesa, abordando suas culturas, bem como contribuições para o desenvolvimento do Brasil.” Profº Henrique Mamede – 7º ao 9º Ano – Disciplina: Geografia


 “Atividades práticas e em grupo, contribuem para que os educandos construam sua própria narrativa,  além da interação e atuação social no convívio escolar.” Profª Ana Carolina Oliveira – 6º ao 9º Ano – Disciplina História

Um comentário:

  1. Os trabalhos desenvolvidos em grupo e a inovação nas aulas, mesmo estando em uma escola tradicional, mostra como é possível criar conhecimento!

    ResponderExcluir